pressure-gauge-3118811_1920

Você sabe o que é e para que serve o teste de estanqueidade?

Muitas pessoas que moram em condomínio, por exemplo, acreditam que o teste de estanqueidade não é necessário. Afinal, elas não sentem cheiro de gás dentro do apartamento. No entanto, muitas vezes o vazamento de gás não é detectado a tempo, o que coloca em risco a vida de todos.

No texto de hoje, nós vamos te explicar o que é esse teste, como ele é feito e por que ele é tão importante. Acompanhe a leitura!

O que é o teste de estanqueidade?

Estanqueidade significa verificar se algo está estanque, ou seja, sem vazamento. Sendo assim, o teste de estanqueidade nada mais é do que um procedimento que verifica se o sistema de gás de um condomínio está sem vazamento.

Esse teste integra a NBR 15.571, bem como é uma exigência do Corpo de Bombeiros. Segundo a corporação, o procedimento é a única maneira de garantir que o sistema de gás está funcionando de maneira efetiva e com segurança.

Uma vez realizado, um laudo com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) será emitido. Isso, então, garante que o espaço é seguro com relação ao sistema de gás.

Como o teste é realizado?

O teste de estanqueidade é realizado tanto em redes hidráulicas quanto em sistemas de gás. Nos dois casos, ele é realizado de maneiras diferentes, mas vamos falar especificamente sobre o segundo.

Veja o passo a passo para o sistema de gás:

  1. Preenchimento da tubulação com um gás (geralmente o nitrogênio);
  2. Depois, há a pressurização e, por meio de um manômetro (medidor de pressão), é possível identificar a variação da pressão;
  3. Caso a pressão esteja constante, significa que não há nenhum vazamento no sistema. Porém, caso contrário, o reparo deve ser feito.

Qual a importância da realização do teste de estanqueidade?

Muito provavelmente você não conhece como foi feita a instalação do sistema de gás do seu prédio, certo? E esse é o primeiro ponto que você precisa considerar.

Hoje em dia, existem muitas tubulações que foram construídas de maneira errada. Por elas passarem por dentro de forros de gesso ou por outros ambientes que gerem confinamento ao sistema, há uma grande chance de algum acidente acontecer. E por quê? Simples: o gás, junto do ar atmosférico e uma ignição, pode gerar uma explosão.

Por isso, é super importante que o teste de estanqueidade seja realizado a cada 12 meses, justamente para verificar se as instalações de gás não sofreram nenhum tipo de deterioração ao longo desse período.

Vantagens Gaslog 

Com a instalação de gás realizada pela Gaslog, além de ter o melhor custo-benefício quando se trata de GLP, você também tem uma avaliação anual gratuita.

Todos os anos, para ter certeza de que os nossos equipamentos estão funcionando da maneira adequada, a nossa equipe técnica se desloca até o seu endereço para avaliar os medidores, reguladores individuais e as instalações da central de gás. Dessa forma, caso seja detectado algum vazamento, ele é devidamente reparado.

Além disso, outros procedimentos são realizados também, como regulagens, análise de vencimento dos equipamentos e testes de estanqueidade. Ao final de tudo, um laudo é fornecido ao síndico pela GTEC, integrante do Grupo Ergon, com indicações de trocas ou reparos, caso sejam necessários.

Faça parte do nosso time de parceiros! Entre em contato e conheça mais do nosso trabalho!

Leia também: