Conheça 5 restaurantes participantes do Festival Bom Gourmet, com menus completos a preços únicos, e que a Gaslog tem a honra de chamar de parceiros, pois usam nosso GLP…
Saiba quais são os clientes da Gaslog que participam do maior evento gastronômico do sul do país com menus completos e exclusivos a preços únicos
Ter a chance de prestigiar um cliente no Festival Bom Gourmet é bom demais. Porém, poder escolher entre cinco opções (cá entre nós, uma mais apetitosa que a outra) chega a ser sublime. Sem falar no privilégio de vê-los em ação graças ao fornecimento do nosso GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), responsável por garantir a produção com segurança e eficiência.
Cada um a seu estilo, os restaurantes que vamos apresentar a seguir não são apenas conhecidos pelos cardápios repletos de sabores únicos e combinações surpreendentes. Também não se restringem aos salões cuidadosamente pensados para celebrar o prazer de comer bem. Trata-se de destinos que, além de reunirem tudo isso, fazem parte do DNA curitibano. E, portanto, merecem ser celebrados.
Ao longo de quase todo o mês de outubro (de 4 a 27), eles estarão entre os 73 estabelecimentos participantes do maior evento de gastronomia do sul do país. Na ocasião, quem quiser poderá saborear menus completos (entrada, prato principal e sobremesa) a preços únicos que variam de R$ 69,90 a R$ 109,90.
A ideia é democratizar o acesso à refeições de alto nível, levando mais pessoas a conhecerem o trabalho primoroso realizado aqui mesmo, na capital paranaense. E que, aliás, não deixa nenhum pouco a desejar quando comparado com outros polos gastronômicos. Com uma rica e diversificada cena, reflete a diversidade cultural da cidade e oferece culinária local, internacional e contemporânea.
Já está com água na boca? Nós também! Então prepare-se para embarcar em uma experiência capaz de aguçar não apenas um, mas todos os seus sentidos.
Prepara o print e aproveite!
Além da Gaslog ser patrocinadora do festival, este ano tivemos a honra de participar da cerimônia de premiação na qual oferecemos uma das categorias – Especialidades do Prêmio Bom Gourmet 2024. Por esse motivo, queremos contribuir ainda mais com a iniciativa e dividir com os apreciadores dos prazeres da mesa o que nossos parceiros têm a oferecer de melhor.
Com vocês, nosso top 5 restaurantes para apreciar no Festival Bom Gourmet 2024, assim como o ano todo. Afinal, neles, é sempre uma boa ocasião para comer bem e brindar.
À primeira vista, a impressão é de estar em um típico e charmoso bistrô parisiense. Diante do cenário, com paredes revestidas de tecido e adornadas com boiseries – aquelas formas geométricas em alto-relevo -, fica claro que a intenção é justamente transportar os frequentadores para a cidade luz. Uma vez ambientados, é possível provar o toque da França sem sair de Curitiba. Aberto há 17 anos, o L’Epicerie promove uma fusão democrática entre a culinária francesa e os ingredientes nacionais por meio de técnicas apuradas e da valorização das tradições. Um legado mantido com respeito e talento de sobra pela restauratrice, Fanie Delatte, e sua equipe.
Para o Bom Gourmet, prepararam um menu clássico francês, com duas opções de entrada para aguçar o paladar. Sendo elas: salada de folhas verdes com tomates frescos e suave molho de manjericão, mel e laranja; ou, velouté de abóbora cabotiá, cremoso e reconfortante, servido com croutons. Na sequência, a dupla de pratos principais tem apenas um defeito, que é ter que escolher entre um ou outro. Quem preferir carne, receberá medalhão de mignon ao molho de mostarda dijon. Já os fãs de peixe, filé de tilápia com azeite de manjericão. Ambos acompanham batatas gratinadas. De sobremesa, uma das mais famosas e pedidas: crème brûlée (aquele com crostinha de açúcar queimado), nas versões doce de leite ou limão.
L’Épicerie
Rua Fernando Simas, 340, Bigorrilho – Curitiba (PR)
(41) 3044-4744
Almoço aos sábados e domingos, das 12h às 15h
Jantar de terça a sábado, das 19h às 23h
Comandado pelo chef, Rafael Korioluk, o Vindouro tem como lema unir o prazer da gastronomia ao mundo dos vinhos, num ambiente acolhedor e com serviço de excelência. Desde 2009, dedica-se a servir pratos sofisticados e delicados que respeitam as propriedades das matérias-primas. Especializado em cozinha internacional com ênfase na gastronomia francesa moderna, conta com criações feitas para elevar o nível do almoço e do jantar todos os dias e valorizar os ingredientes brasileiros.
Durante o Bom Gourmet, uma oportunidade imperdível de experimentar delícias como mousse de manjericão sobre massa folhada e cebolas caramelizadas e bolinho de banana-da-terra recheado com barreado e aioli de pimenta. Se as entradas te impressionaram, espere até ver os pratos principais. No almoço, escalopes de mignon ao molho poivre, com arroz de açafrão, trifolati e quiabo; e conchiglione de pepperoni e ricota gratinada com molho de queijo.
Quem optar pelo jantar, o mignon será grelhado com manteiga Café de Paris com mousseline de batata-baroa, redução de vinho e couve crispy; e peixe branco ao velouté de manga com arroz de açafrão, palmito grelhado e vagem. Por fim, as sobremesas escolhidas foram cannoli com mousse de cupuaçu e sorvete de abacaxi, e a clássica torta floresta negra.
Vindouro
Rua Guarda Mor Lustosa, 129, Juvevê- Curitiba (PR)
(41) 3027-0700 / (41) 99667-9580
Almoço de segunda a domingo, das 11h30 às 15h
Jantar de segunda à sábado, das 19h às 23h
Reconhecido pela cozinha de fusão de sabores e histórias das culinárias do Peru e do Japão, o Nuu Nikkei atribui visão única e inovadora a cada prato que celebra a herança cultural de dois países distantes geograficamente, mas unidos pelas tradições ancestrais. Recentemente, apresentou o novo menu, elaborado pelo chef peruano, Carlos Alata, que combina técnicas e ingredientes típicos dessas regiões. A intenção é destacar a diversidade de culturas que se desenvolvem às margens do Pacífico, o maior oceano do mundo.
Em sua participação no Bom Gourmet, fizeram questão de manter os sabores típicos mais apreciados pelo público fiel. Os trios não mudam a depender do horário escolhido, sendo assim, basta decidir o melhor momento para degustá-los. Para começar, gyoza niku (costela de boi cozida por 12h em seu próprio molho, acelga e purê de kabocha) ou dupla crispy rice de salmão (tartar levemente picante, caviar de ponzu, shari crocante e aioli da casa).
Apetite aberto, vamos aos protagonistas, que podem ser omakase de salmão ou atum, feito de carpaccio com azeite de trufa, uramaki philadelfia e jo tartar; ou paiche ao horno, nada menos que pirarucu laqueado ao molho BBQ, saquê, castanha-do-pará, sal maldon e mandioca crocante. Na confeitaria, um dos carros-chefes: o chocolate 4 texturas leva espuma, terra, sorbet e crocante, finalizado com sal maldon.
Nuu Nikkei
(41) 3538-6956
Terça a domingo, no jantar, a partir das 18h
Aberto para o almoço aos sábados e domingos, do meio-dia às 15h
Intimista e acolhedor, o Limoeiro é um espaço arborizado repleto de simbolismo criado para despertar a memória afetiva dos clientes enquanto provam uma miscelânea de sabores únicos e autênticos. O muro baixo, as venezianas e as paredes de madeira, bem como as cores vivas da fachada, entregam que se trata de um estabelecimento nada convencional. Alguns passos adiante e as árvores, folhagens e até uma parreira completam a atmosfera digna de casa da vovó, com direito a quintal e um jardim supersimpático para aproveitar os domingos, sobretudo, os de sol.
Se na decoração a proposta vintage predomina, na cozinha o estilo casual possui massas, carnes, peixes e risotos. Comandada pela renomada chef, Vania Krekniski, a grande responsável pelos pratos autorais e com originalidade sem igual, dali saem preparações nas quais os produtos frescos ficam em evidência. Apesar do foco na culinária italiana, o cardápio é multicultural e surpreende pela diversidade de ingredientes conhecidos, temperos e combinações nem tão óbvias de dar água na boca – só experimentando para saber.
No Bom Gourmet, duas entradas fazem as honras da casa: uma combinação crocante, agridoce e picante será o dadinho de tapioca com geleia de abacaxi, enquanto o crostini romano com manteiga de anchova e queijo mussarela terá toque italiano com sabores intensos. Em seguida, costela assada e laqueada para quem não abre mão de uma porção generosa e reconfortante, repleta de sabores ricos e complexos. Ou ainda risoto arbóreo cremoso e terroso, perfeito para os amantes dos cogumelos.
Pensa que acabou, no Limoeiro são três pratos principais a escolher, incluindo a leve e refrescante pescada com crosta cítrica com tagliatelle artesanal ao molho pesto de endro, laranja e nozes. Tomara que tenha sobrado um espacinho para as sobremesas, baba de caramelo – com base de doce de leite – e meringata di fragola, composta por morangos frescos, creme confeiteiro, sorvete e suspiro.
Limoeiro
Av. Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, 669 – Cristo Rei, Curitiba (PR)
(41) 3093-5392
De terça a domingo, das 11h30 às 15h30
Comida tipicamente italiana, uma pitada de irreverência e generosas porções de boas histórias estão presentes em cada cantinho da Cantina do Délio, seja no ambiente acolhedor ou no cardápio, que revela toda magia da Cucina Casalinga. A decoração típica, com uma descontraída coleção de “antiquariato”, é um dos motivos que atraem seus clientes. Na Cantina do Délio até a mais trivial das refeições se transforma em uma grande celebração. Tais palavras, ditas com afinco pelo chef e idealizador da cantina, Délio Canabrava, fazem jus à fama do local, muito frequentado pelos curitibanos tanto no dia a dia como em ocasiões especiais.
Devidamente apresentado à altura, vamos aos eleitos para estrelar o Bom Gourmet deste ano. Entre as entradas do almoço e jantar, quatro preparações para agradar todos os paladares: massa folhada recheada com damasco e gorgonzola e fagotini de bri e nozes com suave salsa de mel; ou berinjela gratinada com tomates frescos e queijo e croquete crocante de ossobuco com geleia de pimenta – respectivamente. Para almoçar, o trio sugerido inclui risoto de berinjela com queijo e molho pomodoro (também disponível à noite), arroz negro com nozes servido com sobrepaleta suína grelhada e demi-glace, e tagliatelli cremoso com camarões salteados na manteiga de ervas.
Já no jantar, mais um tipo de risoto – de limão siciliano com salmão grelhado e manteiga de alcaparras e amêndoas – e entrecôte grelhado com batatas assadas ao azeite e alecrim, finalizado com molho demi-glace. Eu ouvi Banoffi? Sim, para fechar com chave de ouro, a clássica torta de banana, casquinha de bolacha, doce de leite e nata, e sorvete de creme cremoso com caldas de frutas amarelas e crocantes biscotti.
Cantina do Délio
Rua Itupava, 1094, Alto da Rua XV – Curitiba/PR
(41) 3078-0010 / (41) 9 8864-2838
Almoço: Segunda a sexta-feira, das 11h30 às 14h
Sábados, das 11h30 às 16h
Domingos, das 11h30 à 16h
Jantar: de segunda a sábado, das 18h às 22h
Já sabe em qual ir primeiro? Lembrando que para participar não é necessário comprar ingresso nem pagar nada além do seu consumo, basta baixar o app, escolher onde quer ir e pedir o menu participante. Para conferir as imagens dos cardápios completos, acesse o site do festival. Depois de ir a um ou mais restaurantes da lista, clique aqui e conta nos comentários suas impressões a respeito deles. Ah, e aproveita para seguir o insta do Festival Bom Gourmet Curitiba.