glp cozinha

Produção brasileira de GLP pode ser autossuficiente nos próximos anos

A produção do gás liquefeito de petróleo (GLP) vem crescendo a cada ano que passa no território brasileiro. Segundo uma previsão divulgada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em março deste ano, estima-se que a produção do combustível deva crescer mais de 70% até 2031.

A partir desse percentual, calcula-se que o aumento médio anual da produção do gás será de 4,6%, índice superior à demanda interna que o país possui – que é de 1,4% por ano. Com isso, especialistas afirmam que o Brasil, nos próximos anos, deve se tornar autossuficiente em GLP, e isto será muito importante para a economia.

Como o aumento da produção irá ocorrer

A partir do momento que o petróleo é extraído, diversos produtos podem ser desenvolvidos – cada um de acordo com seu respectivo ponto de ebulição do refino. O GLP é o primeiro da cadeia, surgindo entre 20°C e 60°C.

O grande diferencial para o favorecimento para o aumento na produção de GLP acontece a partir da descoberta do pré-sal (anunciada pela Petrobras em 2006). Até então, considerava-se a extração da cadeia primária de gases no território nacional “pobre” nas substâncias propano e butano – justamente as que compõem o GLP.

Diante disso, possibilita-se a produção do GLP a partir do “gás rico” (que além de conter metano, também é comporto por  gasolina leve) a estimativa é que o Brasil atinja a marca de 10 milhões de toneladas de gás LP em 2030.

Para que tudo isso aconteça conforme o desejado, novas unidades de processamento de gás serão necessárias – por isso, mesmo com aumento de produção, o Brasil tem que ficar de olho em desenvolver infraestrutura. Ainda, atualmente há uma disputa muito grande entre as distribuidoras, neste sentido é importante contar com empresas experientes neste mercado, que garantem o relacionamento com cliente e a entrega de GLP.

A importância do GLP

Disponível em todo o território nacional, a partir do aumento da produção de GLP, a segurança energética no Brasil estará cada vez mais próxima, visto que o produto será disponibilizado para toda a população.

Vale destacar também que, com as variações de preços, optar pelo GLP traz muito mais vantagens de uso do que o gás natural/GNV – por exemplo. Isso porque o gás LP oferece um poder calorífico superior quando comparado ao gás natural; ou seja, com a mesma quantidade de ambos produtos, o GLP tem maior poder de queima com menor consumo.

Para se ter uma ideia do tamanho da importância desse combustível, basta analisar o período que as famílias brasileiras viveram entre 2020 e 2021. No cenário da pandemia de Covid-19, milhares de pessoas ficaram mais tempo em casa e puderam perceber o quanto o GLP é imprescindível para o dia a dia, seja para tomar um banho quente ou para cozinhar uma refeição. E nada melhor do que fazer uma boa escolha e ainda garantir um consumo eficiente.


São inúmeras vantagens do GLP Granel e clientes Gaslog garantem não somente a excelência em distribuição de GLP mas também acesso ao pós-vendas que é referência no mercado. Especialista no dimensionamento e implantação de instalações de GLP, a Gaslog calcula exatamente a demanda necessária para cada realidade, fazendo com que o abastecimento seja constante e que seus clientes não tenham preocupações. 

Leia também: