mangueira gás

5 cuidados com a mangueira de gás que você precisa ter

A mangueira de gás é a peça que leva o gás do cano ou botijão até o fogão, cooktop ou forno. Mas para que isso ocorra com segurança e sem vazamentos que possam causar acidentes ou prejudicar a saúde das pessoas, é preciso ter alguns cuidados. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, para que o fogão GLP seja usado adequadamente, ele precisa estar equipado com uma mangueira de plástico PVC transparente com uma tarja amarela com o código “NBR 8613” gravado. Além disso, a mangueira precisa ter, no máximo, 80cm de comprimento.

A seguir, você conhecerá 5 cuidados que precisam ser tomados com a mangueira de gás. Confira!

1 – Prazo de validade

Quando se usa uma mangueira vencida, alguns problemas podem surgir, como o acúmulo de sujeira ou ressecamento, o que acaba provocando vazamentos de gás. 

Normalmente, o prazo de validade do objeto é de 5 anos. Mas, caso você perceba que ela está com algum problema, faça a troca antes desse prazo. Quando isso não ocorre, as juntas que impedem o gás de sair acabam ressecadas e daí a peça pode romper.

2 – Posição 

Tenha sempre em mente que a mangueira de gás não pode ficar nem esticada e nem dobrada, pois isso pode danificar as juntas e causar trincos em sua extensão.

3 – Calor

Jamais deixe a mangueira atrás do fogão, pois o calor que sai das bocas pode danificá-la e, consequentemente, causar um vazamento. 

Caso a mudança do posicionamento do objeto seja necessário, entre em contato com profissionais credenciados pelo fabricante do seu fogão 一 ou fale com a nossa equipe para tirar qualquer tipo de dúvida.

4 – Remendos

Uma mangueira de gás nunca pode ser mais comprida do que os 80cm recomendados pelos bombeiros. Portanto, nada de juntar duas ou mais delas.

5 – Troca

Passados os 5 anos de uso da mangueira, é hora de trocá-la!

Para isso, você precisa primeiro verificar se o registro de gás está fechado. Depois, tire a mangueira antiga e coloque a nova no bico de entrada de gás do fogão 一 nessa hora, é sempre bom usar uma braçadeira, para que essa conexão não seja desfeita. Feito isso, você deve encaixar a outra ponta no regulador do GLP. 

Por fim, não se esqueça de verificar se não há nenhum tipo de vazamento antes de utilizar o gás. 


No mercado há mais de 10 anos, a Gaslog preza sempre pelo bom trabalho. Com diferenciais que vão desde a agilidade até o atendimento personalizado, a empresa atua com aplicações em indústrias, comércio, agronegócios e condomínios.

Entre em contato e venha ser um parceiro Gaslog!

Leia também: