De acordo com o Corpo de Bombeiros, para que o fogão GLP seja usado adequadamente, ele precisa estar equipado com uma mangueira de plástico PVC transparente com uma tarja amarela com o código “NBR 8613” gravado. Além disso, a mangueira precisa ter, no máximo, 80cm de comprimento.
A seguir, você conhecerá 5 cuidados que precisam ser tomados com a mangueira de gás. Confira!
Quando se usa uma mangueira vencida, alguns problemas podem surgir, como o acúmulo de sujeira ou ressecamento, o que acaba provocando vazamentos de gás.
Normalmente, o prazo de validade do objeto é de 5 anos. Mas, caso você perceba que ela está com algum problema, faça a troca antes desse prazo. Quando isso não ocorre, as juntas que impedem o gás de sair acabam ressecadas e daí a peça pode romper.
Tenha sempre em mente que a mangueira de gás não pode ficar nem esticada e nem dobrada, pois isso pode danificar as juntas e causar trincos em sua extensão.
Jamais deixe a mangueira atrás do fogão, pois o calor que sai das bocas pode danificá-la e, consequentemente, causar um vazamento.
Caso a mudança do posicionamento do objeto seja necessário, entre em contato com profissionais credenciados pelo fabricante do seu fogão 一 ou fale com a nossa equipe para tirar qualquer tipo de dúvida.
Uma mangueira de gás nunca pode ser mais comprida do que os 80cm recomendados pelos bombeiros. Portanto, nada de juntar duas ou mais delas.
Passados os 5 anos de uso da mangueira, é hora de trocá-la!
Para isso, você precisa primeiro verificar se o registro de gás está fechado. Depois, tire a mangueira antiga e coloque a nova no bico de entrada de gás do fogão 一 nessa hora, é sempre bom usar uma braçadeira, para que essa conexão não seja desfeita. Feito isso, você deve encaixar a outra ponta no regulador do GLP.
Por fim, não se esqueça de verificar se não há nenhum tipo de vazamento antes de utilizar o gás.
No mercado há mais de 10 anos, a Gaslog preza sempre pelo bom trabalho. Com diferenciais que vão desde a agilidade até o atendimento personalizado, a empresa atua com aplicações em indústrias, comércio, agronegócios e condomínios.
Entre em contato e venha ser um parceiro Gaslog!
Leia também: