inverno: aquecedor com mãos em cima

Inverno: Dicas para economizar GLP nos meses mais frios do ano

Com o inverno cada vez mais próximo, o consumo do GLP costuma aumentar nas residências e no comércio devido à sua versatilidade no dia a dia. Chuveiros a gás, aquecedores e lareiras são itens bastante recorridos por todos, uma vez que são capazes de gerar conforto e bem-estar na época mais fria do ano.

Além disso, por causa da pandemia da Covid-19, a tendência é que, mais uma vez, haja um aumento no consumo de gás. Isso, então, preocupa alguns consumidores.

Diante desses fatos, hoje nós trazemos um texto que irá te ajudar a economizar no consumo de gás LP durante os próximos meses. Acompanhe a leitura!

Maior tempo em casa demanda mais uso do GLP

Grande parte da população que passou a trabalhar em home office durante a pandemia permanece em casa não só durante seu período de trabalho, mas também no de lazer. Por conta disso, o consumo de GLP aumentou consideravelmente.

Na Gaslog, por exemplo, os condomínios residenciais atendidos pela empresa tiveram esse aumento de cerca de 15% somente em 2020. E agora, com a chegada do inverno, a tendência é que esse número cresça mais um pouco.

Atividades que eram realizadas com menos frequência durante a semana, como cozinhar, lavar louça ou secar roupa de maneira mecânica, passaram a ser recorrentes na vida de muita gente. Por essa razão é que toda economia é válida e bem-vinda.

Dicas práticas para economizar no consumo de GLP 

Num primeiro momento, você pode pensar que economizar no uso do GLP justamente no inverno é uma missão impossível. No entanto, nós garantimos que não é.

Confira a seguir 3 dicas infalíveis para que suas economias não sejam afetadas com a aproximação dos dias frios.

1 – Observe a cor das chamas na hora de cozinhar

Muitas vezes, um fogão pode apresentar chamas alaranjadas na hora de cozinhar alguma refeição 一 e isso pode ser consequência de sujeiras acumuladas. Portanto, verifique sempre se as bocas do equipamento estão limpas.

Anteriormente, publicamos um texto explicando passo a passo de como desentupir o seu fogão, clique e confira!

2 – Opte por utilizar uma lareira a gás

É relativamente comum que residências e estabelecimentos comerciais localizados em regiões mais frias tenham lareiras em seu interior. E se esse for o caso, saiba que a que funciona com GLP é muito mais eficiente do que a que necessita de lenha ou eletricidade.

Isso acontece pelo fato da lenha emitir muita fumaça (tóxica ao meio ambiente), enquanto o gás LP, além de ser um combustível mais limpo, tem maior capacidade de aquecimento.

3 – Calor humano ajuda no aquecimento de ambientes

Ambientes vazios demoram mais para aquecer do que quando há alguém no espaço. Então, quando for utilizar aquecedor na hora do banho, por exemplo, certifique-se de estar no local quando ligar o aparelho. Assim, ele esquenta mais rápido e você economiza ao final do mês.


Clientes Gaslog têm abastecimento programado e não precisam se preocupar em ficar sem gás no frio. Que tal usufruir desses e outros benefícios de ser um parceiro do Grupo Ergon? Entre em contato e converse com uma equipe especializada!  

Leia também: