Neste sentido, o grupo está sempre atento em possibilidades de melhorar essa relação, levando em conta estudos e pesquisas que contribuam para sua atuação e principalmente com o desenvolvimento de seus clientes.
Segundo o relatório Global Entrepreneurship Monitor de 2021, o Brasil possui em torno de 43 milhões de empreendedores, sejam eles micro ou pequenos, cujos negócios representam 30% do PIB brasileiro. Apesar de serem responsáveis por uma grande fatia da evolução econômica do país, infelizmente são poucos os que sabem da possibilidade de usarem a energia de forma mais inteligente em seu dia a dia.
Recentemente, uma pesquisa divulgada pelo Sebrae do Mato Grosso constatou que a conta de energia representa cerca de 15% dos gastos fixos de uma empresa no período de um mês. “É um dado expressivo e que por si só já mostra o quanto pequenos e médios negócios ainda estão defasados quando o assunto é cenário energético”, explica Joice Bartolomeu, diretora administrativa e financeira da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) do Paraná.
A Abrasel é uma organização que visa desenvolver o setor de alimentação fora do lar no Brasil. Ela representa um conjunto de empresas que é um dos pilares da economia, o qual está presente em todos os municípios do país. Diante disso, o Grupo Ergon, sabendo da importância que tem na área de entregar soluções de energias, firmou uma parceria com a organização a fim de divulgar, cada vez mais, as opções mais econômicas que as pequenas e médias empresas possuem.
Aprovada desde 2012 pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a geração distribuída de energia é regulada por meio do marco regulatório sancionado em janeiro de 2022 (Lei nº 14.300). Através dessa modalidade, o usuário pode consumir energias geradas por meio de fontes renováveis, como solar, eólica, pequenas hidrelétricas e mais.
Além de beneficiar o meio ambiente, consumir energia elétrica de fontes limpas através da GD também proporciona um desconto na fatura de luz de até 20%. E o melhor: sem precisar fazer grandes investimentos.
“Para quem não deseja fazer um investimento mais alto, como é o caso dos painéis solares, a solução com certeza é a geração compartilhada [uma das opções da GD]. Isso eu digo como presidente de uma entidade que representa o setor de Bares e Restaurantes e como empresário do ramo. No meu negócio fiz a adesão dessa modalidade e consegui mensalmente um desconto que variava de 10 a 20%, é uma modalidade regulada, autorizada e que traz inúmeros benefícios”, afirma o presidente da Abrasel PR e proprietário do Happy Burguer, Luis Fernando Menuci.
Com mais de 600 empresas associadas à Abrasel no Paraná, essa parceria realizada entre as duas entidades é fundamental para propagar, cada vez mais, a importância das demais modalidades de energia existentes no mercado.
Além da divulgação do trabalho feito pelo Grupo Ergon, os associados da Abrasel ainda terão contato com informações referentes a alternativas na hora de contratar energia para seus estabelecimentos.
Com certeza, é um ganho para os dois lados.
Leia também: