acidentes em condomínios

GLP em condomínios: confira dicas para evitar acidentes

O gás LP faz parte do dia a dia de muitas famílias e apresenta diversas vantagens a condomínios, principalmente quando instalado a granel. Alguns exemplos são o pagamento apenas sobre o que foi consumido e não precisar trocar de botijão sempre que o produto acaba.

No entanto, apesar de não ser tóxico, o GLP é altamente inflamável. Portanto, exige precaução. No texto de hoje, confira os principais cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes com GLP. E, assim, proteger seu condomínio de tragédias. 

Local de instalação

De acordo com especialistas, os locais onde ficarão instalados os aparelhos a gás — como fogões e aquecedores de passagem — precisam ser bem ventilados. Pois, caso a exaustão não seja bem feita, o ambiente pode ficar contaminado pelos produtos da queima do gás, como o monóxido de carbono. 

É por isso que não se recomenda que aquecedores fiquem dentro dos banheiros, como ocorre em prédios antigos. Afinal, normalmente, a ventilação nesse cômodo é bastante limitada e muitas vezes nem sequer conta com uma janela. Porém, caso o aparelho fique no banheiro, algumas recomendações são válidas:

  • Deixar um espaço de 3 cm entre a porta e o chão;
  • Instalar uma veneziana com até 80 cm de altura na porta;
  • Manter a manutenção sempre em dia.

Por fim, é imprescindível que toda instalação seja feita por uma equipe especializada no serviço, uma vez que o procedimento precisa seguir boas práticas e normas estabelecidas por órgãos regulamentadores, como a NBR 13103 da ABNT e AVCB do corpo de bombeiros.

Manutenção

Não é só quando o aquecedor encontra-se no banheiro que a manutenção deve ser feita frequentemente. Na verdade, o ideal é que esse procedimento seja realizado, no mínimo, uma vez por ano. Dessa forma, possíveis problemas podem ser detectados e consertados a tempo.

Além do equipamento principal, acessórios e condições do ambiente também precisam ser avaliados. Logo, a checagem de tubulações, registros de água e gás, fiações e acessórios como pressurizadores precisam sempre estar alinhados com as exigências necessárias.

Veja mais detalhes no artigo A importância da manutenção preventiva de aquecedores de passagem.

Cuidados com a mangueira

Além da falta de manutenção, problemas nos elementos de ligação, como a mangueira, também estão entre as causas mais comuns de acidentes com GLP. Muitas vezes, alguns acessórios vão se deteriorando conforme a passagem do tempo e é extremamente importante que eles sejam substituídos a tempo. 

Exemplo disso é com relação à data de validade da mangueira (5 anos) ou algumas práticas que não podem ser feitas em hipótese alguma (fazer remendos ou deixá-la dobrada ou esticada). Saiba mais sobre os 5 cuidados que você precisa ter com a mangueira de gás.


A Gaslog é uma empresa especializada na distribuição de GLP a granel para indústrias, comércios e condomínios (residenciais ou comerciais). Além de nosso bom atendimento, ponto forte destacado pela maioria dos clientes, temos uma filosofia de transparência e respeito com cada um deles.

Para conhecer mais sobre a nossa história e nossos serviços, acesse www.gaslogbr.com.br.

Leia também: