A economia está sofrendo uma transformação desde que o novo coronavírus se espalhou pelo mundo. Com as medidas de isolamento social, os hábitos de consumo dos clientes mudaram, o que alterou as linhas de produção, vendas e serviços.
Alguns negócios, no entanto, estão com as portas abertas por se tratarem de serviços essenciais para a população. Mas, com o baixo movimento, viram seu rendimento despencar. Para que os pequenos negócios sigam de pé em um momento difícil como esse, alguns especialistas separaram dicas para passar por esse período da melhor maneira possível.
Segundo Steve Blank, empreendedor do Vale do Silício, o impacto do Covid-19 nos negócios será tão grande que irá mudar a forma como compramos, viajamos e trabalhamos durante um longo período. Por isso, para ele, o essencial é procurar manter clientes e funcionários seguros em relação aos negócios e empregos.
Confira algumas dicas que reunimos para pequenos negócios renderem seu máximo durante esse período de crise :
Apesar de básico, a maioria dos pequenos e médios empreendedores não possuem o controle financeiro de seus negócios. Na internet hoje existem muito aplicativos e plataformas que te ajudam fazer isso de forma simples e sem burocracia. Conhecer a saúde financeira é fundamental para que seu negócio prospere, não apenas em tempos de crise, mas sempre. É o momento de analisar seus gastos, avaliar o que é essencial e o que não é e ainda rever e renegociar com fornecedores. O momento é agora!
Esse é o momento de mudar. Segundo o especialista, se seus planos estiverem iguais aos de um mês atrás, provavelmente está em negação. Caso ainda não trabalhe com vendas online e delivery, este é o momento de implementar o serviço. Para quem trabalha com serviços e educação, plataformas online também podem ser muito úteis.
Se o mundo está mudando, mude você também. Reveja o horário de funcionamento do seu estabelecimento e veja se não é melhor estender o funcionamento e controlar aglomerações. Se seu negócio envolver filas, respeite a distância de 2 metros entre as pessoas. Ações como essa, além de garantir a segurança de todos traz a fidelização do cliente ao ver que as precauções estão sendo tomadas.
É necessário que seus funcionários disponham de materiais de proteção. Além disso, reforce que os cuidados com a higiêne pessoal devem ser redobrados. A saúde da sua equipe é fundamental também para a saúde do seu negócio.
Esse é um momento atípico para todos. Por isso, muitas instituições estão abertas a renegociações de prazos, taxas e juros. Veja a possibilidade de negociar prazos de aluguel e demais fornecedores.
Gostou das dicas da Gaslog para seu negócios? Confira outros conteúdos sobre a quarentena.