p30.000

Conheça o P30.000: o maior tanque já instalado pela Gaslog

Procurado por conta da sua versatilidade, o GLP é um combustível que pode ser utilizado em diferentes casos, seja para residência, comércio ou indústria 一 como para a fabricação de baterias automotivas, abastecimento de empilhadeiras e até mesmo para produção de asfalto. Recentemente, a Gaslog realizou a instalação do seu maior tanque de GLP, o P30.000. 

Dimensionado para a Qualidade Mineração Ltda – empresa do ramo de pavimentação localizada em Palhoça/SC – o projeto do P30.000 foi estudado e implantado pelos profissionais Gaslog, garantindo toda a qualidade e eficiência. Para selar o bom relacionamento entre a Gaslog e o cliente, o maior tanque já instalado pela empresa foi plotado com as duas logos, dando destaque à parceria.

A seguir, você confere um pouco mais sobre a operação que foi iniciada em meados de outubro de 2021.

O que significa P30.000?

Os tanques de GLP possuem nomenclaturas de acordo com o seu tamanho. A letra P, que representa a palavra “petróleo”, denomina a origem do gás, enquanto o número que vem na sequência representa a sua capacidade.

Portanto, assim como os botijões usados em casa, como o P13 ou o P45 (de 13kg e 45kg, respectivamente), os tanques da Gaslog também são nomeados dessa maneira. Logo, o P30.000 equivale à capacidade de 30.000kg do tanque dimensionado para a Qualidade Mineração.

Eficiência para atender o cliente 

A Qualidade Mineração já tinha contrato com a Gaslog e, como a empresa está expandindo sua área de atuação, surgiu a necessidade de estar presente em uma nova unidade.

O trabalho foi dividido em 3 etapas:  (1) dimensionamento para atender a usina, (2) alocação da central e (3) execução da obra, e contou com equipe própria do início ao fim. Veja abaixo como cada uma foi executada:

Dimensionamento 

Por se tratar de uma usina de asfalto, é necessário um queimador de alta potência (12.000.000 kcal/h) na usina e mais um queimador (500.000 kcal/h) no CAP. Com esses dados, a Gaslog dimensionou a vazão necessária em kg/h para que os equipamentos funcionassem em sua plenitude.

Além desse cálculo, também foi dimensionado a tancagem necessária para o estoque de produto. O resultado foi uma tancagem igual ou superior a 25 toneladas – por isso a necessidade do tanque P30.000. Todo esse processo só foi possível devido ao GLP Expert, um diferencial Gaslog quando se pensa em distribuição de GLP a granel. Para saber mais sobre essa questão, clique aqui e leia o texto que fizemos especialmente sobre o assunto.

Outro diferencial importante dessa unidade do cliente é quanto às formas de abastecimento: a convencional, que é quando nossos caminhões realizam o abastecimento saindo de nossas bases, e o que é feito diretamente com carreta, ou seja, o veículo vai até a Petrobrás e leva diretamente ao nosso cliente.

Alocação da central

Pelo projeto do cliente, não existiria nenhum lugar próximo da usina para a alocação da central, pois todo o espaço ao redor seria ocupado por outras operações. Com isso, foi definido um lugar que não inviabilizasse a circulação da operação.

Para isso, todos os requisitos das normas foram respeitados, porém algumas adequações foram necessárias, como escavações e aterros.

O projeto da central foi realizado em sua totalidade, incluindo o cálculo estrutural do piso com malha radier e também a parte do preventivo de incêndio conforme normas.

Execução

Com a definição da alocação da central, a bitola da tubulação de consumo foi dimensionada – e sem caminho até os queimadores. Visitas quinzenais foram feitas para acompanhar a execução das obras (central, a parte civil para o preventivo e os berços para sustentar a tubulação até o consumo).

Depois da cura total do concreto, o P30.000 foi acomodado nos berços e toda a parte mecânica da instalação foi realizada, a qual contém o tanque em questão, um vaporizador de 1.500 kg/h alimentado por duas geradoras de água quente, tubulação interna na central, tubulação de consumo e rampas dos queimadores, tubulação de água, hidrantes e sprinklers, além do aterramento de todos os equipamentos.

“Fiquei muito satisfeito com a eficiência da nossa equipe técnica. Eles foram impecáveis em todos os detalhes, fora a dedicação de todos para que tudo ficasse perfeito”, declarou Marcelo Medeiros, gerente operacional da Gaslog.

Traga o seu projeto para a Gaslog

Se você também precisa dimensionar um projeto específico para o seu negócio, entre em contato e tenha à sua disposição as melhores soluções em GLP a granel