De acordo com a Group Software — empresa brasileira de software para condomínios, imobiliárias e shoppings — o quorum das assembleias dispararam 430% durante esta quarentena. E tudo porque a Lei 14.010/2020 permite que elas sejam realizadas por meios virtuais até o dia 30 de outubro.
No entanto, se analisar o cenário minuciosamente, percebe-se que a estratégia acaba sendo mais eficiente, pois além dos moradores se engajarem mais, as pautas são mais fáceis de serem analisadas e discutidas.
Em outras palavras, a realidade mudou e precisa ser incorporada àqueles que ainda não aderiram a prática.
Pensando nisso, nós da Gaslog separamos 4 dicas de como uma assembleia virtual pode acontecer em seu condomínio, caso suas reuniões ainda não tenham sido migradas ao digital.
Para que o evento seja objetivo, o uso de softwares on-line para administradoras de condomínio é essencial.
Além de garantir muita praticidade, ele também traz inúmeros benefícios ao organizador da assembleia, como mobilidade, segurança, automação de processos, redução de custos, dentre outros.
Normalmente, as assembleias de condomínio acontecem poucas vezes ao ano, o que faz com que a reunião seja mais extensa do que deveria, já que os objetivos acabam se perdendo.
Para que isso não ocorra, uma solução bastante prática são as assembleias menores e mais objetivas. Assim, as prioridades condominiais estarão em evidência e a reunião será menos cansativa para os participantes.
Para que uma assembleia aconteça, os participantes precisam ser convocados. Para tal, informe no edital de convocação os seguintes itens:
Como a votação da assembleia também ocorrerá de maneira digital, é imprescindível que os condôminos tenham um certificado digital. Assim, cada um terá a sua assinatura eletrônica.
Esse recurso garante maior segurança contra fraudes e proporciona a autenticidade dos votos.
Para que tudo saia conforme o planejado na assembleia virtual, o papel do síndico se torna muito importante. No entanto, um condomínio não é composto apenas por esse profissional.
Para conhecer um pouco mais de outras funções essenciais no espaço, leia os artigos a seguir: