pessoa limpando o fogão corretamente

Aprenda a desentupir o seu fogão de forma simples e rápida

Quando o fogão acumula sujeira e não é devidamente higienizado, ele pode entupir e, como resultado, apresentar falhas na hora de ser utilizado. Por isso, é preciso ficar atento aos sinais e corrigi-los o quanto antes.

No texto de hoje, a Gaslog irá te mostrar o passo a passo que precisa ser feito para que um fogão a gás possa ser desentupido corretamente. Porém, antes de tudo, você sabe como identificar se um aparelho do gênero está realmente entupido?

Em primeiro lugar, é preciso ficar de olho na cor das chamas. Caso ela esteja alaranjada, significa que há alguma coisa errada, pois o normal é que sua cor seja azul. Num segundo momento, você precisa observar a intensidade da chama, pois um fogão com uma boca entupida apresenta uma chama fraca ou, às vezes, ela nem acende.

Tendo essas informações em mente, é hora de partir para a prática. Só não se esqueça de fechar o registro do gás e de tirar o aparelho da tomada antes de começar o procedimento, ok?

Fogão

Normalmente, a sujeira acumulada no fogão é apenas superficial, então o processo de limpeza costuma ser fácil. 

  1. Tire as grades e as bocas do fogão.
  2. Depois, limpe bem a superfície do aparelho, bem como cada peça que você deixou separado. Inclusive, é importante tomar muito cuidado com o buraco por onde sai o gás.
  3. Seque tudo com um pano limpo e coloque as peças onde estavam inicialmente.
  4. Faça um teste e verifique se as chamas estão como deveriam.

Caso essas etapas não tenham resolvido o problema, tente fazer o seguinte:

  1. Remova todas as peças novamente.
  2. Coloque uma agulha específica para desentupir o fogão no buraco por onde sai o gás. Dessa forma, você removerá os resíduos internos.

Se ainda assim o seu fogão continuar apresentando falhas, entre em contato com uma assistência especializada.

Forno

Além das bocas do fogão, pode ser que o seu forno também esteja com a saída de gás comprometida. Portanto, para limpá-lo, siga as seguintes etapas:

  1. Remova a grade que cobre o queimador.
  2. Verifique se há sujeiras ou restos de alimentos cobrindo o queimador. Se houver, remova-os.
  3. Depois, utilize a agulha para desentupir o queimador. Para isso, você precisa colocá-la dentro de cada um dos buracos da peça e girá-la para remover as sujeiras.
  4. Coloque a grade novamente e acenda o forno. 

Se a chama estiver azulada, é porque está tudo normal. Caso ela esteja com coloração diferente, repita o processo.

Cooktop

Bastante comum nas residências mais modernas, o cooktop é uma alternativa prática para quem tem pouco espaço na cozinha. Para desentupi-lo, o procedimento é bem parecido com o do fogão tradicional.

  1. Remova as grades e as bocas.
  2. Faça uma boa limpeza tanto na superfície quanto nas peças.
  3. Em fogões cooktops, bem no centro, há uma peça embaixo de onde ficam os queimadores. Depois de localizá-la, remova a peça com um alicate e limpe-a cuidadosamente por dentro e por fora.
  4. Utilize a agulha para limpar o espaço onde essa peça fica localizada.
  5. Coloque todas as peças em seu lugar e teste a chama.

Presente no mercado do Paraná e de Santa Catarina há mais de 10 anos, a Gaslog atua na distribuição de GLP a granel para diferentes estabelecimentos. Caso você queira se tornar um dos parceiros da empresa, entre em contato!

Leia também: