De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, os acidentes domésticos são a principal causa de morte de crianças entre 1 e 4 anos. Isso acontece porque elas são muito imaginativas e, por isso, facas e fogões tornam-se brinquedos. Dessa forma, a cozinha passa a ser um cômodo de interesse e, consequentemente, o local da casa com mais acidentes.
Pensando na sua prevenção, a Gaslog trouxe hoje um compilado de dicas para tornar esse cômodo mais seguro. Confira a seguir!
A cozinha comporta muitos itens que podem colocar em risco a integridade física de uma criança. Facas, potes de vidro, produtos de limpeza, sacolas, forno e fogão, por exemplo. E apesar de serem itens indispensáveis, eles podem causar estragos – sobretudo se não forem supervisionados de maneira adequada.
Por isso, confira algumas dicas de equipamentos que ajudam a evitar acidentes nesse ambiente:
Além dessas dicas, várias outras ainda podem ser aplicadas no dia a dia de quem tem filhos pequenos. Veja abaixo.
Na hora de cozinhar, deixe sempre os cabos das panelas virados para dentro do fogão. E por quê? Para que as crianças não tenham a possibilidade de puxá-las para baixo e acabarem se machucando.
Seja um fogão convencional ou um cooktop, a dica é a mesma: prefira usar as bocas traseiras para a cocção dos alimentos.
Se você está preparando a sua casa para a chegada de um bebê, prefira instalar o forno em um armário mais alto. Assim, não há a chance da criança esbarrar nele e acabar se queimando.
Muito provavelmente você já ouviu de alguém que com fogo não se brinca, certo? Pois é isso mesmo!
Por precaução, deixe fora do alcance dos pequenos fósforos e isqueiros, além de produtos inflamáveis, como produtos de limpeza e álcool.
Facas e utensílios de vidro e cerâmica devem ficar nos armários mais altos do cômodo.
Depois de fazer as compras no mercado, guarde as sacolas em um lugar seguro, pois crianças podem se sufocar ao brincar com elas.
Se você achou interessante esse texto, que tal compartilhá-lo com alguém que você sabe que vai se beneficiar com o conteúdo? E não se esqueça: todas as semanas trazemos textos novos para você aqui em nosso blog. Fique ligado!
Leia também: