29 março 2022

A utilização de gás em condomínios e os benefícios da conta individual

Compartilhe essa notícia

Utilizado para diferentes situações, o GLP é essencial para cozinhar uma refeição e até aquecer a água do chuveiro. Como seu uso já é comum e faz parte do dia a dia dos brasileiros, muitas vezes as pessoas não se dão conta de sua importância.

Presente em ambientes comerciais, industriais e residenciais, o GLP precisa ser bem instalado e monitorado para que nenhum acidente ocorra no local – principalmente quando se trata de condomínios com gás encanado, pois são várias unidades usando o produto.

Condomínios que são abastecidos com GLP, desfrutam de um sistema de distribuição robusto. Ainda, os condôminos  se beneficiam com:

  • Grande eficiência energética, já que consome menos combustível devido seu alto poder calorífico;
  • Versatilidade, podendo ser utilizado para aquecer a água para o banho, cozinhar ou em sistemas de ar condicionado;
  • Facilidade no armazenamento, uma vez que o produto fica estocado na central que não ocupa muito espaço no condomínio.

Apesar disso, você sabia que para que a utilização de gás em condomínio seja possível, algumas regras precisam ser seguidas? E ainda, que há a possibilidade de individualização de conta? 

GLP em condomínios: regras

Em muitos locais do Brasil já é proibido o uso do botijão de gás em apartamentos – justamente por uma questão de segurança. Assim, o condomínio precisa realizar instalações canalizadas para que cada unidade possa fazer uso do combustível. Para novos empreendimentos isso deve constar na planta/planejamento de obra; e, em casos de condomínios mais antigos, há a possibilidade de atualização e/ou instalação de maquinário.

Para que tudo ocorra da melhor maneira possível, é fundamental que se contrate uma equipe especializada para a instalação do equipamento. Dentre as regras que precisam ser cumpridas estão a NBR 15.526 (residencial), NBR 15.358 (não residencial) e NBR 13.523, estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Uma vez realizada a obra, deve-se contratar o gás de uma distribuidora credenciada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Individualização da conta nos condomínios

É comum encontrar condomínios que não possuem a conta de gás individualizada, o que pode prejudicar moradores que usam o produto em menor quantidade que outros.

Com a conta individual, além de pagar apenas pelo que se consome, o condômino não corre o risco de ter que arcar com inadimplências de outras pessoas. Além disso, o trabalho do síndico fica bem menor nessa questão, otimizando seu tempo para que outras tarefas sejam cumpridas.

Quando a distribuição é feita pela Gaslog, a conta individual pode ser escolhida já no ato da contratação. Dentre os principais diferenciais da empresa, estão:

  • Adesão feita com a ciência dos moradores, resguardando os direitos de todos os envolvidos;
  • Cada unidade só paga o valor referente ao seu volume de GLP consumido;
  • A leitura não tem custo e, no ato, é emitido o boleto e a nota fiscal contendo o histórico de consumo do condômino;
  • A medição do consumo pode ser acompanhada por meio do Portal do Cliente.

Se você é síndico de algum condomínio e pensa em instalar o GLP dentro do local, converse com um de nossos consultores e solicite um orçamento: (41) 3343-0013.

 

Compartilhe essa notícia