10 dezembro 2024

Especial de Natal Rota Gaslog: fuja do óbvio com ceia portuguesa

Compartilhe essa notícia

Este ano, que tal surpreender amigos e familiares com uma receita digna de chef e vinda diretamente de Portugal? Aprenda a preparar um prato típico da gastronomia lusitana, sugestão do restaurante Afonso’s que a Gaslog teve acesso com exclusividade

O Natal vem vindo e com ele uma miscelânea de aromas e sabores típicos da celebração. Mas, este ano, que tal fugir um pouco do óbvio ao trocar o tradicional peru por uma receita portuguesa digna de chef? Além de ser um prato típico da gastronomia lusitana muito saboroso, o “Bacalhau à Gomes de Sá” tem tudo para surpreender seus familiares, amigos e demais convidados para esta noite mágica na qual o amor e o prazer de comer bem caminham de mãos dadas.

Pensando nisso, a série “Rota Gaslog – o sabor que vem do gás” traz uma sugestão de ceia vinda diretamente de Portugal. Porém, preparada aqui mesmo, em Curitiba, mais precisamente na cozinha do restaurante Afonso’s, parceiro da Gaslog que encontra no GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) a força vital para produzir e prosperar.

Prepare o print e bom apetite!

 

Receita de Bacalhau à Gomes de Sá

Assim como na arte, a culinária tem o poder de aguçar todos os nossos sentidos. Sem falar na capacidade de conectar as pessoas ao redor da mesa. Com este espírito na alma e talento de sobra, o jovem empresário português, Daniel Afonso, divide conosco o passo a passo do Bacalhau à Gomes de Sá – criado na cidade do Porto (Portugal) e servido com preparo original no Afonso’s, empreendimento que administra desde 2019, na capital paranaense.

Um clássico é um clássico, não é mesmo? Por esse motivo, antes de começar, anote um segredinho: ao marinar as lascas do peixe no leite por algumas horas consegue-se manter a goma natural, tornando-as mais macias e suculentas.

 

Ingredientes

Para 4 pessoas:

  • 1kg de batata
  • 1kg de lombo de bacalhau seco salgado (3 lombos)
  • 1 cebola média
  • 200ml de azeite de oliva
  • 5 dentes de alho
  • 1 litro de leite (irá sobrar)
  • Sal, pimenta branca e azeitona a gosto

 

Modo de preparo

  1. Comece por dessalgar o bacalhau, colocando as peças em um recipiente com 5 litros de água, trocando-a de tempos em tempos até que esteja com a quantidade de sal desejada. Dica de ouro: para essas quantidades, trocas a cada 4 horas, por 3 dias, são suficientes, mas, cada animal é único e não há uma regra que funcione para todos;
  2. Quando o bacalhau estiver pronto para cozinhar, colocar em água fervente por 3 a 5 minutos e retirar. O ponto exato é quando as lascas do lombo ficam mais realçadas;
  3. Em seguida, lascar esse lombo, quebrando-o em pedaços grandes. Nesse processo é recomendado tirar todas as espinhas, assim como a pele. É mais fácil fazer o processo enquanto ele estiver quente (cuidado para não se queimar);
  4. Separe o resultado e coloque esse preparo em leite, por pelo menos 2 horas;
  5. Cozinhe as batatas inteiras, sem casca, e corte-as em rodelas;
  6. Corte a cebola em partes generosas e cozinhe em fogo baixo com o azeite e os dentes de alho fatiados até que fique bem dourado.

 

Montagem e finalização do prato

  1. Para montar o prato, numa travessa, faça uma cama com as batatas, coloque sal e pimenta a gosto;
  2. Agora, acomode o bacalhau por cima e tempere apenas com pimenta branca;
  3. Lembrando que, quando colocar o bacalhau, deve escorrer o leite onde deixou as lascas. E aproveite para fazer, por exemplo, bacalhau com natas (outra iguaria);
  4. Finalizar com o refogado de cebola com azeite e alho que preparou anteriormente;
  5. Leve ao forno por 10 minutos a 200 graus e desliguei ao notar que a cebola está tostada;
  6. Finalmente, retire, coloque um fio de azeite, azeitonas e estará pronto para servir!

 

Sobre o restaurante português Afonso’s

No Afonso’s, é perfeitamente possível provar o melhor da gastronomia lusitana sem precisar viajar no sentido literal. Quem já esteve em Portugal, localizado no sul da Europa, também tem a chance de revisitar as tradições e degustar os sabores únicos da região. O objetivo do restaurante é proporcionar uma culinária típica saída diretamente do livro de receitas da família portuguesa que o administra.

Além disso, o ambiente agradável, acolhedor e intimista conta com detalhes inspirados na cultura do país, como o tradicional Galo de Barcelos pintado com as cores da bandeira de Portugal. Considerado uma peça de design, o item traz consigo a história de uma lenda que teria acontecido na charmosa cidade que o batiza, perto de Braga. As referências não param por aí e se estendem às toalhas e cerâmicas, nas quais as estampas remetem aos azulejos portugueses que revestem edifícios, monumentos e demais espaços da paisagem ancestral comumente vistos e apreciados por turistas do mundo todo.

Sem falar no cardápio, com uma seleção das melhores receitas portuguesas. Para ser considerado um autêntico restaurante português, a cozinha do Afonso’s faz jus aos ingredientes mais consumidos e utilizados na preparação dos pratos, que vão do clássico ao contemporâneo. Antes de sentar-se e fazer o pedido, já é possível sentir o peculiar aroma que antecipa o que virá a ser um verdadeiro deleite.

 

Serviço:

Afonso’s

Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 529, Campina do Siqueira – Curitiba (PR)

Próximo ao ParkShopping Barigui

(41) 3030-1589 (WhatsApp e telefone)

De terça a domingo no almoço e de terça a sábado no jantar.

@afonsosbrasil

 

Durante este mês, traremos mais receitas de restaurantes parceiros da Gaslog para incrementar sua ceia de Natal. Não deixe de conferir este e outros conteúdos aqui no blog ou siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das novidades do universo GLP, um insumo fundamental em nosso dia a dia!

Compartilhe essa notícia