Há diversas formas de aprimorar o crescimento e, para o Grupo Ergon – que é formado por várias empresas, entre elas Gaslog e Gedisa – há pesquisa de mercado, desenvolvimento de equipes, passando por um forte investimento nos profissionais, o que culmina em um relacionamento duradouro com seus clientes.
Mas, antes mesmo de adquirir um contrato, é preciso considerar um possível contratante, mostrando a ele que os serviços do Grupo Ergon são essenciais para o seu dia a dia. Todo esse procedimento assegura que os próximos passos na contratação serão positivos.
Para isso, uma equipe de SDR (Sales Development Representative, ou Representante de Desenvolvimento de Vendas em português) foi montada e treinada para que os melhores resultados fossem obtidos.
Neste conteúdo, explicamos sobre o setor de SDR e para tanto conversamos com Rita Rodrigues, gerente comercial do Grupo Ergon.
Como o SDR funciona dentro do grupo?
O SDR é uma equipe de pré-venda que tem o objetivo de prospectar e qualificar o lead, para, então, fazer a ponte entre o prospect (potencial cliente) e o nosso consultor de vendas. Esse setor é uma célula com cinco colaboradores que fazem o trabalho de qualificação com foco em Gaslog, mas também ficam de olho nas oportunidades para a Gedisa.
Há equipes distintas ou todo o setor é responsável pela Gaslog e Gedisa?
Além dos colaboradores de SDR, o Grupo Ergon também conta com um time com 14 consultores de vendas internas e 20 consultores de vendas externas para a Gedisa. Todos eles fazem prospecção, qualificação e vendas. Já no time da Gaslog, contamos com 8 consultores de vendas externas, especialistas em GLP.
Você poderia apontar um destaque do setor no desenvolvimento das empresas nos últimos anos?
A plataforma de cursos com aulas gravadas foi um desenvolvimento que ajudou a estruturar a integração de novos colaboradores e a criar um plano de qualificação para os demais.
Ainda posso citar o CRM Ergon, que é um CRM personalizado e desenvolvido por uma equipe própria de TI que, além de estruturar o processo de vendas, trouxe mais controle sobre os atendimentos.
O Grupo Ergon está em constante expansão. Como o setor tem se preparado para os próximos passos?
Estamos reforçando o time com novas contratações, além de um cronograma de treinamento robusto. A equipe de vendas, em especial, deve dobrar em 2023. O Grupo tem investido muito na capacitação dos seus colaboradores com cursos, palestras e monitorias.
O pós-venda é um diferencial e poder de venda/retenção importante para o Grupo. Diante disso, como ele ajuda o SDR a prospectar?
Esse é um grande diferencial do Grupo. Enquanto a equipe de vendas está sempre em busca de novas conquistas, com foco em aumentar o marketshare, a de pós-venda é especialista em criar relacionamento e acompanhar de perto as necessidades do cliente.
Esse ponto, certamente, é um forte argumento de venda, pois o cliente se sente mais confortável em saber que ele terá um atendimento dedicado e humanizado para qualquer necessidade. Ele terá o WhatsApp e o celular do consultor(a) pós-venda e, após o horário comercial, um número de emergência, evitando, assim, perder tempo com 0800 ou robôs de atendimento.
Como pré-vendas, o setor SDR está constantemente envolvido com o comercial – o que garante a continuidade do trabalho desenvolvido por todo o Grupo Ergon. Leva-se em consideração desde o primeiro contato com o cliente em potencial, para que os passos a seguir mantenham a excelência de atendimento e, principalmente, o comprometimento que o contratante obtém ao assinar com o grupo.
Isso resulta em uma estrutura de profissionais capacitados e cada vez mais engajados em oferecer o melhor para todos os clientes.
Saiba mais sobre a atuação do Grupo Ergon: www.grupoergon.com.br
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