Por ele ser versátil, o GLP pode ser usado em diferentes setores da saúde, como na lavagem e secagem de roupas, no aquecimento de água dos banheiros, na climatização de ambientes, na cocção de alimentos e até na esterilização.
Segundo o Ministério da Saúde, patógenos como fungos, bactérias e vírus tiram a vida de cerca de 100 mil brasileiros todos os anos. Além disso, a infecção hospitalar, já é a quarta maior causa de óbitos no mundo todo e, estatisticamente, mata até mais do que a AIDS.
Neste Dia Nacional da Saúde, a Gaslog, presente e eficaz em diferentes funções dentro da área, incluindo a esterilização, traz a você informações sobre esse procedimento. Confira!
O cuidado com a limpeza das ferramentas utilizadas em ambientes hospitalares sempre foi fundamental. Porém, é preciso muita atenção no procedimento que será realizado, pois alguns podem ser mais eficazes do que outros.
A fim de eliminar micro-organismos letais que podem estar presentes em hospitais, clínicas médicas ou laboratórios, dois processos podem ser feitos: a desinfecção ou a esterilização. A diferença entre eles é a quantidade de patógenos que é eliminada, sendo esterilização a forma mais eficaz, uma vez que a probabilidade de sobrevivência deles é menor do que 1:1.000.000.
Fora a eliminação desses seres, a importância da esterilização também impacta nos seguintes itens:
Para garantir a efetividade do procedimento, é preciso que a empresa comprove o fato via testes microbiológicos.
A primeira Central de Material e Esterilização instalada no Brasil foi no Hospital das Clínicas de São Paulo na década de 1940. Desde então, os métodos e tipos foram aprimorados e, atualmente, podem ser os seguintes:
São os que utilizam calor em diferentes formas e alguns tipos de radiação para esterilizar artigos da saúde.
São divididos nos seguintes tipos:
Por utilizar agentes esterilizantes que podem ser prejudiciais a quem for realizar o manuseio, no método químico é importante que se tome alguns cuidados, tais como:
Combinação dos dois procedimentos anteriores, esse método pode ser realizado de dois jeitos:
Agora que você já sabe mais sobre a importância da esterilização na área da saúde, que tal ler sobre outros assuntos relacionados ao GLP?