curiosidades glp

4 curiosidades sobre o GLP que provavelmente você não sabia

O GLP, popularmente conhecido como gás de cozinha, é um dos combustíveis com o melhor custo-benefício existentes no mercado. Com uma grande versatilidade, o gás está presente no dia a dia de muitos brasileiros e é rodeado de curiosidades.

Quer conhecer 4 delas? Então confira o texto que preparamos para você!

1) Está presente em todo o território nacional

Ao contrário do gás natural (GN), distribuído por meio de gasodutos, o GLP possui características que possibilitam que seu transporte e armazenamento seja muito mais simples. Diante disso, cidades mais remotas do Brasil podem ser abastecidas com o combustível.

De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás), o GLP abrange 100% do território nacional, isto é, está presente nos mais de 5.500 municípios de todo o país.

Isso faz com que a cidadania seja promovida tanto em grandes quanto em pequenas cidades, garantindo uma boa infraestrutura para o comércio e a indústria de diferentes frentes, como o agronegócio e a agropecuária.

2) Chama alaranjada significa combustão incompleta

A chama de um fogão a gás deve estar sempre na cor azul. Sendo assim, se ela estiver alaranjada, é porque alguma coisa não está bem.

Para que a combustão do fogo seja feita por completo, o fogão precisa fornecer a quantidade certa de combustível e que deve ser balanceada adequadamente com o oxigênio, criando, assim, o dióxido de carbono.

Quando essa mistura não acontece da forma certa, diz-se que a combustão não está completa. Isso é possível pelo fato da boca do fogão estar liberando quantidades desbalanceadas de monóxido de carbono.

Normalmente, esse efeito ocorre quando o seu gás está no fim.

3) Muitos tipos de uso

Apesar da sua função na cozinha ser a mais conhecida entre as pessoas, o GLP não pode ser relacionado a apenas isso. Na verdade, o combustível possui outras utilidades muito importantes.

Desde o uso em hotéis, para o preparo de refeições ou aquecer a água do banheiro, até o combate às pragas no agronegócio, o uso do GLP pode ainda passar pela fabricação de baterias automotivas.

Diante desses exemplos, é possível verificar a grande versatilidade que o gás possui, certo?

4) Um Zeppelin foi o estopim de tudo aqui no Brasil

No ano de 1937, um Zeppelin sofreu um acidente nos Estados Unidos. Com isso, muitas pessoas passaram a ter receio de se locomover com o dirigível, o que fez com que uma base desses veículos ficasse inativa no Rio de Janeiro – e o pior: com um grande estoque de propano, combustível utilizado nos motores.

Pensando em uma forma de colocar esse propano na ativa novamente, Ernesto Igel, um imigrante austríaco, resolveu envasar o gás e vendê-lo de casa em casa a fim de ser utilizado nos fogões.

Desde então, a prática é realizada constantemente por intermédio de empresas especializadas na distribuição de GLP, como é o caso da Gaslog.


O GLP possui grande importância na vida dos brasileiros e, para que seja aproveitado ao máximo, precisa contar com o apoio de uma distribuição de qualidade.

A Gaslog, presente no mercado há mais de 10 anos, pratica a distribuição do produto de maneira inteligente e exatamente na quantidade que sua empresa precisa. E é por esse e tantos outros motivos que o portfólio da empresa vem crescendo cada vez mais.

Entre em contato com um de nossos consultores e seja um cliente Gaslog você também!