casal-lareira

O inverno chegou: saiba como economizar seu GLP em aquecedores e lareiras

A estação mais fria do ano faz com que os gastos aumentem. Saiba como economizar.

No dia 21 de junho, o inverno chegou com temperaturas mais amenas. No entanto, para os próximos dias, os termômetros tendem a baixar. Para fugir do frio, nada melhor que recursos que deixem o ambiente mais quentinho. Não é mesmo?

Lareiras e aquecedores que funcionam a gás LP são uma ótima escolha para economizar! Com alto poder calorífico, os aparelhos esquentam em menos tempo que os outros equipamentos que funcionam a energia elétrica, por exemplo.

Agora, se você já usa o GLP em lareiras ou aquecedores a gás para aquecer sua casa ou seu negócio, veja como otimizar o uso de seus aparelhos, usando menos energia!

Compre a lareira certa

lareira-gas

A escolha por lareira a gás é perfeita para quem quer aquecer rapidamente a casa sem fazer sujeira! Nada de lenha, nem cinzas, para ligar, basta apertar um botão. Muito simples.

Há dois tipos de lareira a gás: a linear, que vem com pedras vulcânicas para serem usadas nos queimadores, e o modelo que usa lenhas de cerâmica refratária. Essa lenha é um acessório que pode ser usado por cima da chama e, além de não exalar odor, retém e irradiam o calor, aumentando ainda mais o aquecimento do ambiente.

Ambas têm um ótimo rendimento térmico e podem ser usadas em ambientes internos ou externos. Por ser a gás e com alto poder calorífico, o modelo também tem bom funcionamento onde há vento ou ambientes mais abertos.

Use a abuse da luz solar

sol-entrando

Além do frio, o inverno também garante dias mais secos e com poucas nuvens no céu. Você pode usar o clima a seu favor. Logo que o sol apontar pela manhã, abra as cortinas e janelas e deixe os raios entrarem. Assim, o ambiente vai esquentando ao longo do dia.

Logo que o sol começar a se pôr, fecha as janelas. Todo o calor que você deixou entrar ao longo do dia, também irá te aquecer durante a noite e exigir menos do seu aquecedor ou lareira.

Evite correntes de ar

corrente-de-ar

Ninguém merece aquele ventinho gelado, não é mesmo? Por isso, evite deixar as portas e janelas abertas dentro de casa durante a noite. Para não deixar de circular o ar, mantenha as ventarolas entreabertas.

Aqueça ambientes pequenos

interior-grande-casa

Se o objetivo é economizar, evite aquecer cômodos muito grandes. Lugares assim demoram muito mais tempo para esquentarem e, portanto, gastam muito mais GLP para compensar o trabalho. Por isso, dê preferência para locais menores.

Use o calor humano aliado a produtos inteligentes

banho=aquecedor

Apesar de termos soluções que aquecem e facilitam nosso dia a dia, não podemos esquecer que o calor humano é sempre um ótimo aliado. Seja para ficar pertinho de quem a gente ama ou até para aquecer alguns ambientes, essa tática não falha.

Deixar o aquecedor esquentando o banheiro enquanto não há ninguém dentro, demora mais o processo! Isso ocorre porque o calor natural do corpo ajuda no aquecimento. Além disso, outra dica para economizar neste momento, é utilizar duchas inteligentes que desligam sozinhas assim que a pessoa se afasta. Essa é uma boa solução para diminuir o uso de GLP e poupar a água do planeta.

Gostou das dicas Gaslog para economizar no inverno com GLP? Acesse outros conteúdos.