Em Casa com a Gaslog: aprenda a fazer 4 molhos para macarrão

O Dia Nacional do Macarrão é celebrado em 25 de outubro! Adorado por boa parte das pessoas, este prato ainda é prático e versátil, podendo ser servido como a grande estrela da refeição ou acompanhamento.

Então, para você já ir se preparando, hoje nós trazemos mais um Em Casa com a Gaslog. Dessa vez ensinaremos a preparar 4 molhos deliciosos para incrementar ainda mais o seu macarrão. Antes de mais nada, pegue o seu caderninho, separe os ingredientes e mão na massa!

Molho de tomate-cereja e manjericão

Um dos molhos mais populares entre os amantes do macarrão, o molho de tomate é um coringa para quem quer praticidade na cozinha. Mas para sair um pouco do comum, trouxemos uma receita que leva um tipo de tomate diferente: o tomate-cereja.

Para começar o preparo, você deve refogar em uma panela 3 colheres (sopa) de azeite, 1 dente de alho picado e 250g de tomate-cereja cortado. Após essa etapa, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e experimente para ver se está do seu agrado. Em seguida, adicione 3 colheres (sopa) de requeijão, 1/2 xícara de queijo parmesão ralado e 1/2 xícara de manjericão fresco. Misture tudo e voilà, está pronto o seu molho.

Para acompanhar, a sugestão é usar 300g de espaguete.

Molho branco

Para quem não é muito fã do molho vermelho, o molho branco é uma ótima pedida.

Para fazer ele, você vai precisar refogar em uma panela 1 colher (sopa) de margarina, 1 cebola pequena picada, 1 colher (sobremesa) de sal e pimenta-do-reino a gosto. Depois, acrescente 1 caixa de creme de leite e misture. Após isso, dissolva 1 colher (sopa) de amido de milho em 1/2 litro de leite e adicione ao molho. Deixe cozinhar e, quando estiver com uma consistência bem firme, desligue o fogo e acrescente 1 xícara de queijo ralado. Não se esqueça de mexer tudo muito bem, assim não vai ficar nada grudado.

Nossa sugestão de massa para acompanhar o molho são 300g de macarrão parafuso.

Molho de presunto e ervilha

Esse molho pode até parecer mais elaborado, mas ele é superfácil de preparar também.

Separe os seguintes ingredientes: 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 xícara de ervilha fresca, 200g de presunto em cubos, 1 xícara de creme de leite e pimenta-do-reino a gosto. Junte tudo em uma panela e cozinhe até dar o ponto de molho.

Quando finalizado, despeje sobre 250g de talharim.

Molho pesto

Para finalizar as nossas receitas, temos um delicioso molho pesto!

Para prepará-lo, coloque em um processador 1 e ½ xícara (chá) de azeite, ½ xícara de nozes ou pinoli, 1 dente de alho descascado e 1 xícara de queijo parmesão ralado ou pecorino. Em seguida, acrescente 2 xícaras de manjericão fresco e higienizado ao processador e bata mais. Você também pode utilizar um mixer ou liquidificador para bater. Se tiver um pilão, também pode utilizá-lo! É possível congelar o molho e ir usando aos poucos. Ele dura três meses no freezer.

Como acompanhamento, sugerimos 500g de fusilli.


E aí? Curtiu as receitas? Temos certeza que elas vão dar o que falar no almoço em família!

Caso você queira conhecer mais receitas do Em Casa com a Gaslog, nós temos algumas de doces fáceis para preparar junto das crianças. Confira!