Dia 11 de fevereiro é comemorado dia do Zelador

Organização e simpatia: Conheça quais as atribuições dos zeladores

O profissional, homenageado no dia 11 de fevereiro, é uma das peças principais para manter o condomínio em ordem

Organizado, simpático e correto. Essas são as qualidades principais dos profissionais que são uma das principais peças de um condomínio, seja ele comercial ou residencial. O zelador e a zeladora, neste dia 11 de fevereiro, são homenageados por serem um profissional que cuida – tão bem – do nosso espaço de lazer e patrimônio. 

A data comemorada foi acertada a partir de interceptação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Segundo a lei nº2.131, de 4 de outubro de 1979, foi decretado o Dia Zelador em 11 de fevereiro. Há, no entanto, algumas regiões do Brasil que comemoram entre os dias 9 e 11 de fevereiro. 

Esses profissionais são responsáveis pelos serviços de administração de edifícios. Eles cuidam de pessoas, do patrimônio e atendem e controlam a movimentação de pedestres e veículos nos prédios, segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). 

De maneira geral, as atribuições dos zeladores são:

– Inspecionar corredores, pátios, áreas e instalações de uso comum do prédio.
– Verificar as necessidades de limpeza, reparos, condições de funcionamento de elevadores, parte elétrica, hidráulica e de outros equipamentos.
– Quando possuir o conhecimento, pode realizar manutenção e reparos simples nos equipamentos de pequena monta.
– Zelar pela higiene das dependências e instalações, supervisionando a limpeza.
– Cuidar da manutenção geral, fazer reparos simples como troca de lâmpadas e requisitar profissionais habilitados para serviços técnicos.
– É responsável pelo cumprimento do regulamento interno e pelo uso devido das instalações.
– Comunicar ao síndico ou administradora sobre irregularidades.
– Comunicação com condôminos e demais empregados.
– Encarregar-se da administração da recepção.

Vindo do nome zelar, os serviços do zelador são muito importantes para a manutenção e ordem do local, ainda mais quando há muita movimentação de pessoas. Certamente, sem esses profissionais, o trabalho do síndico seria ainda mais difícil. Esse profissional é indispensável para uma boa gestão de condomínio. 

zelador

Leia também