petroleo

Riquezas do Brasil: você sabia que o Brasil é o maior produtor de GLP da América Latina?

A produção de GLP na refinaria Reduc bateu o recorde de entrega no mês de abril.

Não é segredo que o Brasil é cheio de riquezas, principalmente as naturais. Vindas do solo, ar, luz, água e muitas outras, elas são também fontes de energia. A produção de GLP é uma delas. Pois, o resultado final do gás LP é um derivado da mistura com outros gases retirados do gás natural, petróleo ou xisto.

O Brasil contém grande reserva de petróleo. O país é o 15° na lista de nações com mais reserva de petróleo no mundo. De acordo com dados da CIA, agência de inteligência dos Estados Unidos, são 12,7 bilhões de barris.

E, por isso, o Brasil toma uma posição importante no cenário mundial, sendo o país que mais produz GLP na América do Sul e Central. Essa situação tem ainda mais destaque quando o mercado está se mantendo aquecido mesmo durante a pandemia no pais. Segundo a Petrobrás, a produção de GLP está sendo ampliada na refinaria Reduc, em Duque de Caxias (RJ). A produção na unidade bateu o recorde de entrega de GLP pelo segundo mês consecutivo em abril.

A Reduc, no mês passado, vendeu mais de 90 mil toneladas de GLP. Foram produzidas 102 toneladas a mais do produto por dia em relação a março. Com isso, a refinaria rompeu sua marca média de 3 mil toneladas diárias, o que representou um aumento de 3,5% na entrega diária.

A refinaria, portanto, se consolidou como o principal ponto de fornecimento de gás de cozinha do Brasil. Com isso, o GLP vem se mantendo aquecido, na contramão da queda de demanda por combustíveis.

Crescimento do setor

A partir de 2021, a produção de GLP terá uma mudança significativa em sua produção, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Para a empresa, que tem a finalidade de prestar estudos e pesquisas da área, no próximo ano a produção de GLP será grande parte oriunda de UPGNs (Unidade de Processamento de Gás Natural). Isso aponta que além do Brasil utilizar prioritariamente o petróleo como matéria-prima para produção do GLP, passará a utilizar mais o gás natural.

grafico

Uso do GLP

Mas, além de destacar as riquezas naturais e a produção de combustíveis feito com elas, é importante utilizar o GLP em nosso dia a dia. Não só presente nas cozinhas brasileiras, o gás LP pode ser utilizado para uso doméstico ou industrial. Seja para aquecimento de banho, piscinas ou fogão em cozinhas industriais.

Leia também