StockSnap_Z0GFSWC2Y0

Assembleia virtual: 4 dicas para realizar em seu condomínio

Muitas práticas foram modificadas com o coronavírus. Com relação aos condomínios, os síndicos precisaram se adaptar às assembleias virtuais para que as tratativas sobre o espaço fossem discutidas.

De acordo com a Group Software empresa brasileira de software para condomínios, imobiliárias e shoppings o quorum das assembleias dispararam 430% durante esta quarentena. E tudo porque a Lei 14.010/2020 permite que elas sejam realizadas por meios virtuais até o dia 30 de outubro. 

No entanto, se analisar o cenário minuciosamente, percebe-se que a estratégia acaba sendo mais eficiente, pois além dos moradores se engajarem mais, as pautas são mais fáceis de serem analisadas e discutidas.

Em outras palavras, a realidade mudou e precisa ser incorporada àqueles que ainda não aderiram a prática.

Pensando nisso, nós da Gaslog separamos 4 dicas de como uma assembleia virtual pode acontecer em seu condomínio, caso suas reuniões ainda não tenham sido migradas ao digital.

Dica 1 – Faça uso de um software específico

Para que o evento seja objetivo, o uso de softwares on-line para administradoras de condomínio é essencial. 

Além de garantir muita praticidade, ele também traz inúmeros benefícios ao organizador da assembleia, como mobilidade, segurança, automação de processos, redução de custos, dentre outros.

Dica 2 – Garanta um quórum alto

Normalmente, as assembleias de condomínio acontecem poucas vezes ao ano, o que faz com que a reunião seja mais extensa do que deveria, já que os objetivos acabam se perdendo.

Para que isso não ocorra, uma solução bastante prática são as assembleias menores e mais objetivas. Assim, as prioridades condominiais estarão em evidência e a reunião será menos cansativa para os participantes.

Dica 3 – Não se esqueça do edital de convocação

Para que uma assembleia aconteça, os participantes precisam ser convocados. Para tal, informe no edital de convocação os seguintes itens:

  • Período da assembleia: ao contrário da assembleia física, a versão virtual pode acontecer durante vários dias ou semanas. Caso esse seja o caso do seu condomínio, especifique a data de abertura e a de encerramento da votação.
  • Tipo da assembleia: as assembleias virtuais podem ser de 3 tipos (on-line, digital e híbrida). Ao decidir de que maneira a sua irá ocorrer, informe também aos condôminos  se ela será ordinária, extraordinária ou simples.
  • Oriente os participantes: como a assembleia virtual é um processo novo para todo mundo, lembre-se de orientar todas as pessoas que irão participar quanto às ferramentas necessárias.

Dica 4 – Certificação digital para a votação

Como a votação da assembleia também ocorrerá de maneira digital, é imprescindível que os condôminos tenham um certificado digital. Assim, cada um terá a sua assinatura eletrônica.

Esse recurso garante maior segurança contra fraudes e proporciona a autenticidade dos votos.


Para que tudo saia conforme o planejado na assembleia virtual, o papel do síndico se torna muito importante. No entanto, um condomínio não é composto apenas por esse profissional. 

Para conhecer um pouco mais de outras funções essenciais no espaço, leia os artigos a seguir: