porteiro

Amigo de todas as horas: a importância do porteiro na organização do condomínio

Profissional comemora a profissão no dia 9 de junho.

Atencioso, simpático e organizado. O porteiro é uma profissão muito importante. Presente nas entradas e saídas de edifícios e condomínios residenciais e comerciais, empresas, indústrias, escolas, hotéis, escritórios e outros, o profissional tem a função de controlar as atividades e fluxo de pessoas dentro desses locais.

O Brasil possui mais de 500 mil porteiros, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais. Os estados no país com maior número de porteiros são São Paulo, com 149 mil profissionais, seguido pelo Rio de Janeiro com 55,6 mil e por Minas Gerais com 34,5 mil.

Conforme descrição do Código Brasileiro de Ocupações, do Ministério do Trabalho e Emprego, os porteiros zelam pela guarda do patrimônio, vigiam prédios residenciais e comerciais, públicos, privados e outros estabelecimentos, percorrendo e inspecionando suas dependências. Eles previnem incêndios, roubos, entrada de pessoas estranhas, controlam o fluxo de pessoas, identificando, orientando e encaminhando-as para os lugares desejados.

No condomínio Ravena, Eliseu é o cartão de visitas

Esses profissionais são de extrema importância para a organização desses locais. É o que confirma Maria Carolina Neves, conselheira fiscal do condomínio residencial Ravena, um dos clientes da Gaslog. “Na rotina do nosso condomínio, os porteiros são de suma importância. Além de realizarem a identificação dos visitantes, eles fazem a identificação da entrada de veículos dos moradores, a separação da correspondência, recebem as encomendas e demais cartas registradas. Sem os porteiros o condomínio não teria como realizar estas atividades que tanto facilitam o dia a dia dos moradores”.

portaria

Para o profissional, o sentimento é o mesmo. “A minha função é umas das mais importantes pra qualquer condomínio. É o cartão de visitas. A minha figura é imprescindível justamente para identificar possíveis falhas”, explica o porteiro do Condomínio Ravenna, Eliseu Ramalho de Moraes.

De maneira geral, as atribuições dos porteiros são:

  • Controlar entrada de condôminos.
  • Organizar entrada de visitantes.
  • Cadastrar veículos.
  • Organizar e entregar a correspondências.
  • Guardar o livro de ocorrências
  • Zelar pela ordem do prédio.

Por isso, no dia 9 de junho, é comemorado o Dia do Porteiro. Para lembrar o quanto esse profissional é importante e essencial para a organização e funcionamento de edifícios residenciais ou comerciais.

Leia também