close-up-hands-putting-turkey-table

7 dicas para economizar GLP no preparo da sua ceia

Entramos no mês mais gostoso do ano. Aquele das festas, dos brindes e das boas comidas. E por falar em comida, como estão os preparativos para a sua ceia de Natal e Ano Novo?

Nós sabemos que essa época demanda não só dos restaurantes, mas também das famílias, que se preparam para produzir uma quantidade maior de comida do que o de costume. Pensando nisso, hoje trouxemos um guia completo de como você pode economizar o seu gás GLP na hora dos preparativos.

Então, leia o conteúdo atentamente e anote os pontos que considerar importantes para preparar ceias de Natal e Réveillon.

1 – Aqueça previamente o forno

Aquecer previamente o forno pode reduzir pela metade o tempo de cozimento. Portanto, deixe-o esquentando por uns 10 minutinhos, em 200°C.

2 – Atenha-se à temperatura recomendada

Na hora de colocar o alimento para assar, verifique a temperatura recomendada na embalagem do produto. Caso queira assar mais de um prato de uma só vez, verifique se eles compartilham do mesmo tempo e temperatura necessários para a cocção.

3 – Asse mais de um prato ao mesmo tempo

Talvez você não saiba, mas é possível colocar mais de um assado ao forno durante o mesmo período. E não se preocupe, pois o sabor de um não interfere no do outro. Porém, além de verificar se podem ser assados numa mesma temperatura, fique atento ao tempo de cozimento dos produtos.

4 – Verifique as condições das bocas do seu fogão

O mau funcionamento das bocas de um fogão pode causar um grande desperdício de gás na hora de cozinhar. Por isso, antes de começar os preparativos para o Natal e Ano Novo, faça uma inspeção para averiguar se todas estão funcionando normalmente. Caso seja necessário, acione uma assistência técnica especializada e realize uma manutenção.

5 – Evite correntes de ar na cozinha

Quando a cozinha é muito ventilada, as chamas do fogão podem acabar apagando com alguma frequência. Isso acaba demandando um novo acendimento e, consequentemente, um maior gasto de GLP durante o processo. Por isso, verifique se é possível manter o local arejado, mas de forma que amenize alguma corrente de vento que esteja muito próxima ao fogão.

6 – Utilize panelas de tamanho proporcional à boca do fogão

O tamanho das panelas também influenciam na hora do preparo de um prato, ainda mais se não for proporcional ao das bocas. Então, prefira sempre utilizar panelas pequenas em bocas pequenas e panelas maiores em bocas maiores. Dessa forma, a chama não fica concentrada em apenas uma parte da panela, muito menos escapa para os lados, acarretando em perdas de calor.

7 – Quando possível, corte o alimento em pedaços menores

O peso e o tamanho dos alimentos colocados no forno podem influenciar na quantidade de gás utilizada durante o seu preparo. Nesse sentido, alimentos maiores levam mais tempo para cozinhar. Por isso, se for possível, corte-os em pedaços menores 一 principalmente se o que você precisa preparar é uma carne.

Dica Extra: dê preferência aos fornos a gás!

Nós já explicamos aqui no blog sobre as vantagens do forno a gás comparado ao elétrico, mas reforçar nunca é demais. 

Ao utilizar o gás GLP, além de possuir um bom custo-benefício, você também ajuda na questão da sustentabilidade, uma vez que ele não emite gases poluentes para a atmosfera. Para entender melhor sobre isso, você pode ler o seguinte texto: Quando você usa GLP, ajuda a preservar a Camada de Ozônio.