5 vantagens do forno a gás comparado ao elétrico

Muitas dúvidas são recorrentes na mente de quem cozinha em casa ou trabalha com gastronomia. Algumas são relacionadas a ingredientes que serão usados num prato ou com as entradas a serem servidas. Mas uma das maiores ainda é a seguinte: qual o melhor, forno elétrico ou forno a gás?

Antes de mais nada, por ser considerado o coração de uma cozinha, um bom forno é de extrema importância. Então, se levarmos em consideração as questões de economiasustentabilidade, a modalidade a gás ainda apresenta mais vantagens diante da outra.

Para explicar o porquê, listamos 5 vantagens a seguir. 

1 – Melhor custo-benefício

Considerando que boa parte dos espaços residenciais e comerciais do Brasil possuem instalações para botijão de gás ou gás encanado, os fornos e fogões a gás ainda são os mais populares no país. 

Além disso, um forno abastecido com GLP tem eficiência energética superior quando comparado ao forno elétrico, fato que aumenta a produtividade em cozinhas com alta rotatividade de pratos. 

Em questão de valores, como o gás LP é mais barato que a eletricidade, o forno a gás pode apresentar uma economia de até 50% ao final do mês.

2 – Você não fica na mão

Quando o local possui um forno a gás em suas dependências, dificilmente um prato deixará de ser preparado por falta de energia. 

Nesse sentido, por ter um abastecimento contínuo, o GLP não possui interrupções em sua distribuição aos equipamentos que dependem dele para funcionar ― ao contrário da energia elétrica e do gás natural.

3 – Possibilidade de preparar comidas maiores

Normalmente, fornos a gás são mais espaçosos internamente, o que possibilita com que pratos maiores sejam preparados nele.

Com o fim do ano chegando, esse é um fator super importante para preparar as tradicionais ceias de Natal e Ano Novo. Então, agora é a hora de investir em um forno GLP, pois, assim, o preparo dos pratos típicos, como peru, peixe e leitão, será de maneira mais eficiente e prática.

4 – O sabor da comida fica mais requintado

O forno a gás apresenta maior eficácia na hora do aquecimento, o que mantém as propriedades organolépticas do alimento intactas. Isso significa que são mantidas as características que os sentidos do ser humano são capazes de perceber, como odor, textura e sabor. 

Dessa forma, o prato além de ficar mais apetitoso, também apresenta um sabor mais refinado para quem vai degustá-lo.

5 – Mais opções de modelos

Atualmente, o mercado disponibiliza diferentes tipos de fornos a gás para o consumidor. Fora os já conhecidos por todo brasileiro, como os acoplados ao fogão ou os de embutir, alguns modelos mais modernos trazem inovações muito pertinentes a quem trabalha diariamente em uma cozinha industrial.

Por exemplo: você sabia que alguns fornos possuem grill, a fim de deixarem os alimentos mais crocantes? Ou, ainda, que já existe a possibilidade de dividir o sistema de distribuição de calor para que dois pratos diferentes sejam preparados ao mesmo tempo?

Enfim, todas essas questões são bastante significativas, tanto para quem cozinha em casa, quanto para o dono de um negócio.


Caso o seu restaurante ou local onde você mora ainda não tenha o GLP instalado em suas dependências, entre em contato com a gente. Temos as melhores soluções para você!

Leia também: